Caso de sucesso: fabricante de equipamentos automotivos

A demanda

Um fabricante brasileiro de acessórios automotivos queria diversificar sua receita exportando seus produtos. A empresa buscou a ajuda da Link Estratégia para um estudo exploratório de mercado usando ferramentas de Inteligência Competitiva e de Mercado (IC&M).

Os executivos elencaram quatro geografias da América Latina. A empresa precisava saber o potencial de cada país e que tipo de concorrência iria enfrentar. Além disso, também era necessário identificar qualquer barreira normativa, técnica ou fiscal que pudesse atrapalhar os planos de internacionalização.

A metodologia

A equipe da Link mergulhou em dados de fontes secundárias dos quatro países, buscando mensurar o potencial de cada um deles. Após um exercício interno para identificar os fatores que impactavam o segmento de acessórios automotivos, a equipe partiu para o garimpo de informações.

Foi avaliado o tamanho e crescimento de frota em cada geografia, capacidade econômica por faixas etárias, características culturais (os acessórios do cliente fazem sucesso com um público jovem e ligado em tuning de veículos) e diversos outros fatores.

Com esses dados em mãos, foi feito um cruzamento e criada uma matriz com pesos para cada fator. No final, elencamos os quatro países conforme o potencial de mercado.

A partir daí, entrou em campo a equipe de pesquisa em fontes primárias, para contactar revendedores locais e entender o comportamento de cada competidor e dos potenciais clientes. Isso derrubou o México no ranking, por exemplo. A partir das entrevistas ficou claro que os mexicanos davam preferência para marcas americanas, fáceis de se obter em função da proximidade, sobre outras asiáticas ou até mesmo locais.

O objetivo era indicar ao cliente qual mercado tinha potencial para melhores resultados, mais rapidamente e com menor investimento. Como dizem os americanos, “the best bang for buck”. Foi identificado um mercado com essas características para ser o primeiro a receber atenção da empresa. E junto com isso, uma indicação dos canais de venda locais.

Os resultados

Nos dois anos seguintes ao projeto, o fabricante de acessórios automotivos começou a explorar os canais indicados, fazendo primeiro envios teste de mercadoria para alguns representantes e lojistas selecionados e participando de eventos locais de tuning.

O trabalho de divulgação da marca acompanhou os esforços de exportação, com a narrativa de comunicação explorando os pontos fracos dos concorrentes apontados pelo trabalho de Inteligência Competitiva e de Mercado. No terceiro ano, a empresa já tinha um canal de exportação bem sedimentado e estava começando a crescer no mercado local. Já nesse ano a exportação passou a responder por pouco mais de 15% das receitas da empresa. A partir do conhecimento adquirido no processo, a empresa ampliou sua equipe de comércio exterior e avançou para outros países da região, aproveitando os dados coletados inicialmente pela Link Estratégia nas outras geografias.

Casos de
sucesso

Leia outros casos de sucesso em nosso blog.

Outros posts

04

jun
Inteligência Competitiva e de Mercado, Inteligência descomplicada, Tendências, Todos os temas

De olho nas tendências e oportunidades na cadeia de suprimentos

É preciso olhar além do óbvio quando se analisa o impacto das tendências de mercado na cadeia de suprimentos. Esse tipo de análise pode revelar oportunidades e riscos que de outra maneira passariam despercebidos

quais devem ser as ações da empresa na gestão de uma crise

25

abr
Audiência, Audiência, Comunicação, Comunicação organizacional, Consumidor, Gerenciamento de crise, Marketing

O que a Kellogg’s não fez para evitar a crise e o boicote nos EUA?

Atualmente a Kellogg’s é alvo de uma campanha de boicote dos seus produtos nos Estados Unidos. Tudo começou com uma entrevista do CEO que gerou muitas críticas. Sem uma resposta adequada da empresa, que ignorou as reações, a fala do CEO resultou em uma crise. Boa oportunidade para analisarmos quais deveriam ser as ações da Kellogg’s na gestão da crise.