Dica de leitura: A Jornada da Humanidade, de Oded Galor

Aqui na Link, acreditamos que uma boa dose de conhecimento geral é o que faz um bom analista. Portanto, eventualmente vamos trazer dicas de leitura nesse blog.

Em fevereiro deste ano, a Intrínseca lançou a tradução brasileira de A Jornada da Humanidade, do economista israelense-americano Oded Galor. Disponível desde março de 2022 em inglês, o livro busca explicar para um público mais abrangente as bases da teoria unificada do crescimento econômico, da qual ele é o principal expoente.

Capa do livro A Jornada da Humanidade - Oded Galor

Bem mais acessível que Unified Growth Theory, o livro com a tese original de Galor, A Jornada da Humanidade se destaca ao delinear razões e expor teorias de porque algumas regiões do mundo prosperaram mais rápido que outras. As teorias de Galor são bem embasadas, com muitos exemplos que me levaram a querer buscar mais informações sobre os temas.

As referências bibliográficas são bem detalhadas, o que permite esse aprofundamento. Pelo menos na edição em inglês para Kindle, que foi a que eu li. O conteúdo é didático, mas sem exagerar nas simplificações. Uma leitura prazerosa e informativa.

Segue um resumo do livro em tópicos que eu pedi ao ChatGPT integrado ao Edge/Bing criar:

  • A Jornada da Humanidade é um livro do economista israelense-americano Oded Galor que explora a interação entre a evolução humana e o desenvolvimento econômico.
  • O livro apresenta a teoria unificada do crescimento, que busca desvendar as forças fundamentais que determinaram a evolução das sociedades humanas desde o aparecimento do homo sapiens.
  • O livro analisa o impacto de fatores como a fecundidade, a inovação, a diversidade, a educação, a igualdade de gênero e a coesão social na prosperidade e na sobrevivência da humanidade.
  • O livro é otimista sobre o futuro da humanidade e oferece lições e recomendações para enfrentar os desafios atuais como a desigualdade e a crise ambiental.

Ainda que o ChatGPT tenha pinçado esse último tópico, as tais “lições e recomendações” ocupam pouco do livro. Não leia esperando encontrar respostas para o futuro, mas sim boas explicações sobre como o passado se tornou o presente. Afinal, um bom analista usa justamente esses diagnósticos para vislumbrar tendências para o futuro.

Outros posts

04

jun
Inteligência Competitiva e de Mercado, Inteligência descomplicada, Tendências, Todos os temas

De olho nas tendências e oportunidades na cadeia de suprimentos

É preciso olhar além do óbvio quando se analisa o impacto das tendências de mercado na cadeia de suprimentos. Esse tipo de análise pode revelar oportunidades e riscos que de outra maneira passariam despercebidos

quais devem ser as ações da empresa na gestão de uma crise

25

abr
Audiência, Audiência, Comunicação, Comunicação organizacional, Consumidor, Gerenciamento de crise, Marketing

O que a Kellogg’s não fez para evitar a crise e o boicote nos EUA?

Atualmente a Kellogg’s é alvo de uma campanha de boicote dos seus produtos nos Estados Unidos. Tudo começou com uma entrevista do CEO que gerou muitas críticas. Sem uma resposta adequada da empresa, que ignorou as reações, a fala do CEO resultou em uma crise. Boa oportunidade para analisarmos quais deveriam ser as ações da Kellogg’s na gestão da crise.