Você já ouviu falar de uma técnica de análise chamada Monitoramento de Indicadores? Esse método de Inteligência Competitiva e de Mercado (IC&M) é usado em conjunto com Análise de Cenários e serve para apontar quais, dentre os cenários projetados, têm maior probabilidade de acontecer.
Quando trabalhamos com Análise de Cenários, normalmente nossos analistas apresentam três ou quatro alternativas. Por exemplo: mais provável, menos provável, maior impacto, mais arriscado. Dependendo do ambiente que está sendo analisado.
A vantagem de usar Monitoramento de Indicadores em conjunto com Análise de Cenários é que, ao monitorar determinados parâmetros, os analistas conseguem ajustar as probabilidades de um desses cenários se concretizarem. Isso também estende a vida útil de uma Análise de Cenários, ao se ajustar as descobertas conforme o ambiente competitivo muda.
Por exemplo, digamos que um concorrente local de sua empresa acabou de ser adquirido por um player global. Para minimizar riscos de ser pego de surpresa por mudanças estratégicas, você demanda uma Análise de Cenários da sua equipe de inteligência (ou de seu fornecedor de serviços de IC&M).
Um dos cenários apresentados projeta que a empresa local será usada como plataforma para o player global aumentar sua presença na América Latina. Nesse caso, um dos indicadores que confirmaria esse movimento é a contratação de mais profissionais em países vizinhos ou profissionais com fluência em espanhol trabalhando do Brasil.
No exemplo, o indicador se encaixa perfeitamente nos cinco parâmetros-chave para um bom Monitoramento de Indicadores que são os seguintes:
Ser coletável e observável – o indicador precisa estar disponível para ser coletado, em fontes secundárias ou primárias. No caso de indicadores que sofrem variação, é importante que a coleta possa ser acompanhada ao longo de um período, para ser possível observar mudanças.
Ser válido e relevante – ele precisa indicar o que a análise pretende validar e ser um fator relevante para indicar essa mudança.
Ser confiável – a coleta e monitoramento do indicador precisa ter um bom grau de precisão na medição de mudanças, usando mesmas fontes e medindo os mesmos parâmetros.
Ser estável – um indicador que varia com outros fatores, como mudanças sazonais na economia, por exemplo, pode levar a conclusões equivocadas.
Ser único – é importante que o indicador meça uma única coisa e que seja indicativo de uma única hipótese. Se a variação num indicador pode ser explicada por outras hipóteses, ele perde sua eficácia.
Para esse tipo de monitoramento, usamos uma matriz para cada cenário, mesmo que os indicadores se repitam em diferentes cenários. A razão para isso é avaliar com precisão o impacto de cada indicador na probabilidade do cenário se concretizar.
O que é a construção de cenários?
A construção de cenários é um estudo amplo que permite o planejamento antecipado às mudanças. São analisadas diferentes variáveis que podem interferir no negócio e diferentes cenários que podem se realizar no futuro. Por exemplo, se novos competidores entrarem no mercado. Ou se o governo aumentar a regulação no setor. A construção de cenários permite que as empresas antecipem o planejamento para diferentes cenários, agilizando a tomada de ações.
Esse estudo poderia ser aplicado em sua empresa?
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