Por vezes, o cliente não sabe que precisa de Inteligência Competitiva e de Mercado (IC&M). Ele identifica os problemas que enfrenta: está perdendo espaço no mercado, vê as margens diminuindo, menos leads entrando no funil de vendas. Mas nem sempre enxerga a IC&M como parte da solução para esses problemas.
Isso acontece porque, às vezes, a Inteligência Competitiva e de Mercado tem características intangíveis. Não é como uma máquina que você compra quando precisa aumentar a produção. Ou um empregado que contrata quando a equipe não dá mais conta.
Listamos cinco sinais de que sua empresa precisa da ajuda da IC&M. Se você se identificar com algum desses pontos, é o momento de lançar mão das análises e métodos da IC&M para não ficar para trás.
1 Sua empresa reage a mudanças de mercado em vez de antecipá-las
Se você só responde a um movimento da concorrência depois de ela acontecer (lançamento de um novo produto ou mudança na estratégia de vendas, por exemplo), isso é sinal que falta um monitoramento estratégico do mercado. A IC&M permite identificar sinais fracos e tendências antes que se tornem ameaças ou oportunidades perdidas
2 Suas decisões são baseadas mais em intuição do que na análise de dados e informações
Os líderes da empresa confiam principalmente em experiência e no feeling para definir preços, características de produtos, estratégia de go-to-market? É mais comum do que deveria, mas é muito arriscado. A Inteligência Competitiva e de Mercado substitui as suposições por dados concretos sobre concorrentes, clientes e dinâmicas do ambiente competitivo.
3 Está perdendo clientes (ou não está ganhando novos)
Se não entende muito bem por que os clientes escolhem os seus produtos (ou porque escolhem os dos concorrentes), está operando no escuro. A IC&M joga luz sobre percepção de valor, de marca, pontos fortes de concorrentes e drivers de decisão dos clientes.
4 Seus concorrentes parecem estar sempre um passo à frente
Lançamentos que pegam você de surpresa, campanhas mais eficazes que as suas e preços mais competitivos são indicativos que está faltando um olhar estratégico sobre a atuação da concorrência e as demandas de mercado.
5 Sua equipe diz que sabia de uma mudança no mercado, mas demorou a agir a respeito
Muitas empresas têm acesso a dados e informações que dão um bom panorama de mercado, mas falta alguém que organize tudo isso e transforme em insights que possam gerar ações. Uma abordagem de IC&M bem estruturada identifica onde estão essas informações e as coleta, agregando análise e recomendações para a tomada de decisão.
IDENTIFICOU-SE COM ALGUNS DESSES SINAIS?