Já ouviu falar da economia grisalha (silver economy, como é conhecida em inglês)? Trata-se dos serviços e produtos destinados a pessoas com mais de 70 anos de idade. A Geração X, dos nascidos entre 1960 e 1980, está perto de alcançar essa marca. Será a primeira geração com razoável domínio do ambiente digital a chegar aos 70 anos.
As estimativas apontam que o grupo 70+ vai representar mais de 1 bilhão de habitantes, ou 13% da população global em 2025 e a tendência é de crescimento. Além da representatividade, os idosos da Geração X também viverão mais graças a avanços na medicina.
O gráfico abaixo, publicado no World Economic Outlook do Fundo Monetário Internacional em abril desse ano, projeta que a média de idade global aumentará, enquanto a taxa de crescimento populacional decresce.

A GenX também foi uma das primeiras a registrar queda acentuada nas taxas de fertilidade. Nos anos 1990, países como Alemanha, Espanha e Itália reportaram taxas de fertilidade de cerca de 1,5 nascimentos por mulher, bem abaixo da taxa de reposição (2,1).
É um grupo que está envelhecendo sem filhos, e, portanto, não vai poder depender deles para os cuidados na velhice. Abrem-se, assim, oportunidades de produtos e serviços voltados para essa população.
Boa parte da população de mais de 70 anos hoje tem dificuldade em interagir com assistentes de inteligência artificial. Mas os idosos da Geração X serão bem mais versados nisso, abrindo caminho para dispositivos e softwares que os ajudarão a conviver com o decréscimo das habilidades cognitivas. Os wearables, hoje muito mais voltados para o uso desportivo, deverão ganhar espaço entre a população 70+.
Os setores de farma e a indústria da saúde serão os beneficiários naturais desse envelhecimento da população. Mas muito outros segmentos também poderão explorar essa tendência.
No setor de construções, por exemplo, o retrofitting de habitações e espaços públicos para que sejam mais adequados aos idosos deve movimentar boas somas. Em função dos naturais problemas de mobilidade e cognição, essa geração será uma das grandes beneficiadas pelos carros autônomos e provavelmente um importante driver de crescimento.
Ofertas de entretenimento voltado a esse público (que, como todas as gerações mais velhas, terá uma tendência a valorizar a nostalgia) também devem ganhar espaço. O mesmo no segmento de turismo, com mais destinos adequando a oferta para atrair o grupo de 70+.
Um movimento demográfico tão relevante vai impactar praticamente todas as áreas da economia. Cabe às empresas usarem de inteligência e se planejarem para aproveitar essas oportunidades sem serem pegas de surpresa.

Olhe para o futuro usando painéis multidisciplinares