diferenças entre gerações

Você sabe diferenciar uma geração da outra?

Você já observou que o assunto gerações normalmente é motivo de dúvida? As pessoas ficam confusas sobre quando termina uma geração e começa outra. Pode ser confuso mesmo. Existem muitos livros e estudos que detalham características comuns entre pessoas de uma geração.

Mas para a rotina diária, quando o assunto não exige um aprofundamento, indico uma explicação bem simples do livro Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade, de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. Se você se interessa sobre o assunto, no livro os autores detalham mais as diferenças entre as gerações, com o pensamento voltado para o marketing.

Nesse artigo para o blog da Link vamos dar uma resumida para ajudar a identificar cada geração e a perceber como a época de nascimento influencia a relação com a tecnologia.

Diferenças no comportamento de compra

Segundo dados da Morning Consult, nos Estados Unidos os millenials são o grupo com maior atividade de compras nas mídias sociais, com destaque para o Facebook e o YouTube. Essas também são as mídias preferidas para compras pela geração X, com menor presença em outras mídias sociais. Os adultos da geração Z vêm atrás dos millenials em hábito de compra nas mídias sociais, com maior concentração no TikTok, Instagram, YouTube, Facebook e números menores no Snapchat e Pinterest. Já os jovens da geração Z compram prioritariamente no YouTube, TikTok, Pinterest, Snapchat e Facebook.

Porém, a compra nas lojas físicas continua sendo um grande atrativo. Mesmo entre os adolescentes americanos, 54% preferem fazer compras nas lojas físicas de vestuário, sapatos e acessórios e 46% nas lojas de maquiagem e produtos de cuidados pessoais. Os percentuais são menores para eletrônicos pessoais, 37% e móveis e eletrodomésticos, 35%.

A divisão da população em gerações auxilia o marketing a entender sua audiência. Em cada geração identificamos características comuns que trazem um mínimo de coerência para esses grupos. Mas isso não quer dizer que seja um molde a que todos se adaptem. Principalmente se pensarmos em pessoas que nasceram no final ou no início de gerações. Essas têm mais possibilidades de misturar padrões de duas gerações.

quer saber mais

sobre as

diferenças entre

gerações?

Aprenda com o exemplo de uma marca antiga que conquista o público jovem.

Related Posts

Você presta atenção nos anúncios em outdoors?

13

mar
Audiência, Consumidor, Marketing, Tendências

Por que o outdoor virou tendência no marketing e como utilizar essa mídia

O outdoor era o patinho feio das campanhas de marketing. Não tem o glamour da televisão ou das mídias sociais. E normalmente o espaço é mal aproveitado. Mas o outdoor pode ter grande impacto se receber uma campanha pensada para esse meio de comunicação. Entenda por que o outdoor, ou OOH, passou a ser uma boa opção para o marketing, as novidades em tecnologia e quais as regras básicas para fazer um bom outdoor.

como vencer em um mercado saturado

25

fev
Inteligência Competitiva e de Mercado

Estratégias para vencer em um mercado saturado

Por diversas vezes, trabalhamos para clientes que atuam em mercados comoditizados ou próximos do nível de saturação. Normalmente, em segmentos saturados os clientes trocam de fornecedor com facilidade e buscam os preços mais baixos. Invariavelmente, um dos competidores vai começar uma guerra de preços, apertando as margens para todos os players no mercado. Empresas que se encontram nessa situação precisam se reinventar e buscar alternativas de diferenciação. A Inteligência Competitiva e de Mercado (IC&M) tem algumas alternativas que ajudam a mover a balança a seu favor.