Você já observou que o assunto gerações normalmente é motivo de dúvida? As pessoas ficam confusas sobre quando termina uma geração e começa outra. Pode ser confuso mesmo. Existem muitos livros e estudos que detalham características comuns entre pessoas de uma geração.
Mas para a rotina diária, quando o assunto não exige um aprofundamento, indico uma explicação bem simples do livro Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade, de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. Se você se interessa sobre o assunto, no livro os autores detalham mais as diferenças entre as gerações, com o pensamento voltado para o marketing.
Nesse artigo para o blog da Link vamos dar uma resumida para ajudar a identificar cada geração e a perceber como a época de nascimento influencia a relação com a tecnologia.
Os baby boomers têm esse nome em virtude da alta taxa de natalidade após a segunda guerra mundial. Nasceram entre 1946 e 1964. Prolongaram a presença no mercado de trabalho e muitos estão nos pontos mais altos de suas carreiras, mesmo enfrentando dificuldades com a tecnologia.
Já a geração seguinte, conhecida como geração X, tem mais facilidade para se adaptar a novas tecnologias. Isso porque os nascidos entre 1965 e 1980 cresceram em um período de novidades e mudanças na tecnologia, desde o walkman, passando pelo CD, até a internet.
Enquanto a geração X conheceu a internet no trabalho, a próxima geração, conhecida como Y, já cresceu com a presença da internet. Nascida entre 1981 e 1996, a geração Y é composta pelos filhos dos baby boomers. São conhecidos também como millennials porque tornaram-se adultos no novo milênio.
A geração Z veio em seguida e reúne os nascidos em 1997 e 2009, filhos da geração X. É a primeira geração de nativos digitais. Os representantes da geração Z não fazem distinção entre vida online e offline. Para eles a conexão com marcas nas mídias digitais é parte do cotidiano. Mas para ter sua lealdade as empresas têm que se dedicar com conteúdo personalizado, boas experiências de consumo e um papel ativos nas questões sociais e ambientais.
Por fim, os que estão nascendo entre 2010 e 2025 formam a geração alfa, filhos dos millenials. O nome vem do alfabeto grego e diferencia a primeira geração toda nascida no novo século. Suas famílias são formadas pelas gerações Y e Z, que já têm a tecnologia como parte de seu cotidiano. A geração alfa demonstra uma conexão ainda mais profunda com a tecnologia, como parte essencial de sua vida. Seus representantes crescerão acostumados à ideia de inteligência artificial, tecnologia vestível e conexão total por mídias sociais.
Diferenças no comportamento de compra
Segundo dados da Morning Consult, nos Estados Unidos os millenials são o grupo com maior atividade de compras nas mídias sociais, com destaque para o Facebook e o YouTube. Essas também são as mídias preferidas para compras pela geração X, com menor presença em outras mídias sociais. Os adultos da geração Z vêm atrás dos millenials em hábito de compra nas mídias sociais, com maior concentração no TikTok, Instagram, YouTube, Facebook e números menores no Snapchat e Pinterest. Já os jovens da geração Z compram prioritariamente no YouTube, TikTok, Pinterest, Snapchat e Facebook.
Porém, a compra nas lojas físicas continua sendo um grande atrativo. Mesmo entre os adolescentes americanos, 54% preferem fazer compras nas lojas físicas de vestuário, sapatos e acessórios e 46% nas lojas de maquiagem e produtos de cuidados pessoais. Os percentuais são menores para eletrônicos pessoais, 37% e móveis e eletrodomésticos, 35%.
A divisão da população em gerações auxilia o marketing a entender sua audiência. Em cada geração identificamos características comuns que trazem um mínimo de coerência para esses grupos. Mas isso não quer dizer que seja um molde a que todos se adaptem. Principalmente se pensarmos em pessoas que nasceram no final ou no início de gerações. Essas têm mais possibilidades de misturar padrões de duas gerações.
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sobre as
diferenças entre
gerações?
Aprenda com o exemplo de uma marca antiga que conquista o público jovem.