Um dos exercícios que fazemos antes de qualquer projeto aqui na Link é entender as necessidades de informação de cada cliente. Conceitualmente, parece algo simples de se definir. Especialmente se há um problema claro a resolver com o uso de Inteligência Competitiva e de Mercado (IC&M), como o lançamento de um produto ou a entrada em um novo mercado.
O outdoor era o patinho feio das campanhas de marketing. Não tem o glamour da televisão ou das mídias sociais. E normalmente o espaço é mal aproveitado. Mas o outdoor pode ter grande impacto se receber uma campanha pensada para esse meio de comunicação. Entenda por que o outdoor, ou OOH, passou a ser uma boa opção para o marketing, as novidades em tecnologia e quais as regras básicas para fazer um bom outdoor.
Por diversas vezes, trabalhamos para clientes que atuam em mercados comoditizados ou próximos do nível de saturação. Normalmente, em segmentos saturados os clientes trocam de fornecedor com facilidade e buscam os preços mais baixos. Invariavelmente, um dos competidores vai começar uma guerra de preços, apertando as margens para todos os players no mercado. Empresas que se encontram nessa situação precisam se reinventar e buscar alternativas de diferenciação. A Inteligência Competitiva e de Mercado (IC&M) tem algumas alternativas que ajudam a mover a balança a seu favor.
É época de colocar novos planos em prática. Época também de fazer o exercício de perceber sinais e antecipar o comportamento do consumidor. É claro que a virada no calendário não significa ruptura com as tendências já identificadas. Mas alguns sinais no comportamento do consumidor merecem ser destacados. Isso porque se ganharem força devem se revelar como desafios e oportunidades neste ano. Selecionamos três tendências de comportamento do consumidor para 2025 que valem nossa atenção.
O setor de varejo alimentício brasileiro já fez grandes players globais voltarem atrás em seus investimentos. Parte do problema costuma ser o entendimento insuficiente da cultura e dos hábitos locais. A Inteligência Competitiva e de Mercado ajuda a resolver isso.
Qual o papel do big data na Inteligência Competitiva e de Mercado (IC&M)? A ferramenta é útil, mas tem limitações em mercados de nicho ou para produtos com presença limitada online. Para casos como esses, métodos de pesquisa qualitativa, como entrevistas em profundidade, complementam a análise de big data e geram insights mais profundos sobre o comportamento do consumidor.





