Você já ouviu falar de uma técnica de análise chamada Monitoramento de Indicadores? Esse método de Inteligência Competitiva e de Mercado (IC&M) é usado em conjunto com Análise de Cenários e serve para apontar quais, dentre os cenários projetados, têm maior probabilidade de acontecer.
Muitos gestores erram ao enxergar os mercados como cenários fixos. E só percebem a mudança quando ela bate à sua porta, desestabilizando a empresa. Por isso, gestores investem em monitoramento de tendências. Conheça os cinco tipos mais comuns de monitoramento usando a inteligência competitiva e de mercado.
Para planejar o investimento em novas geografias, é preciso avaliar diversos fatores. As empresas devem se precaver para não cair na tentação de alocar recursos para entrar em um mercado apenas porque já tem contatos lá ou porque a logística é mais fácil.
Se sua empresa adota uma posição reativa ao mercado, está ficando para trás da concorrência ou sofrendo para acompanhar as mudanças no ambiente competitivo, é hora de considerar a Inteligência Competitiva e de Mercado como uma possível solução.
Como as pessoas estão acessando notícias no Brasil e no mundo? O Reuters Institute responde essa pergunta anualmente com o Digital News Report. E a versão deste ano, que abrange 48 países, já está disponível. O relatório oferece um retrato amplo sobre o acesso e o consumo dessas notícias. Para facilitar, selecionamos alguns dados referentes ao Brasil e algumas comparações interessantes com os números mundiais.
Já ouviu falar da economia grisalha (silver economy, como é conhecida em inglês)? Trata-se dos serviços e produtos destinados a pessoas com mais de 70 anos de idade. A Geração X, dos nascidos entre 1960 e 1980, está perto de alcançar essa marca. Será a primeira geração com razoável domínio do ambiente digital a chegar aos 70 anos.





