É época de colocar novos planos em prática. Época também de fazer o exercício de perceber sinais e antecipar o comportamento do consumidor. É claro que a virada no calendário não significa ruptura com as tendências já identificadas. Mas alguns sinais no comportamento do consumidor merecem ser destacados. Isso porque se ganharem força devem se revelar como desafios e oportunidades neste ano. Selecionamos três tendências de comportamento do consumidor para 2025 que valem nossa atenção.
O setor de varejo alimentício brasileiro já fez grandes players globais voltarem atrás em seus investimentos. Parte do problema costuma ser o entendimento insuficiente da cultura e dos hábitos locais. A Inteligência Competitiva e de Mercado ajuda a resolver isso.
Qual o papel do big data na Inteligência Competitiva e de Mercado (IC&M)? A ferramenta é útil, mas tem limitações em mercados de nicho ou para produtos com presença limitada online. Para casos como esses, métodos de pesquisa qualitativa, como entrevistas em profundidade, complementam a análise de big data e geram insights mais profundos sobre o comportamento do consumidor.
Não é fácil para as empresas sobreviverem em uma época com tantas mudanças do mercado e que acontecem tão rapidamente. Ultimamente o destaque tem sido para duas gigantes – Disney e Tupperware – que enfrentam dificuldades para se adaptar às mudanças nos hábitos de consumo. Ambas não estão conseguindo cativar o público mais jovem. A grande diferença entre as duas é que a Disney está buscando alternativas em seu modelo de negócio, enquanto a Tupperware demorou muito para se modernizar.
Aqui na Link, nos últimos meses estamos imersos em tabelas. Estamos atendendo dois clientes com projetos que exigem extensa pesquisa em bases de dados. Sempre é interessante conhecer novas bases de dados, mas com a experiência você começa a ter suas preferidas, aquelas que você sabe que fornecerão os dados necessários com confiabilidade. Vamos dividir essa experiência com você contando quais são nossas bases preferidas e que devem ser o início de um bom estudo de inteligência.
Já parou para pensar como determinadas tendências globais vão afetar seu negócio? Esse não é um exercício comum entre as empresas e seus líderes. A concentração no entorno mais imediato e palpável da empresa por vezes faz com que sejamos pegos desprevenidos. E não é o caso de tendências óbvias, como inflação global ou desvalorização do real.[…]