Para planejar o investimento em novas geografias, é preciso avaliar diversos fatores. As empresas devem se precaver para não cair na tentação de alocar recursos para entrar em um mercado apenas porque já tem contatos lá ou porque a logística é mais fácil.
Se sua empresa adota uma posição reativa ao mercado, está ficando para trás da concorrência ou sofrendo para acompanhar as mudanças no ambiente competitivo, é hora de considerar a Inteligência Competitiva e de Mercado como uma possível solução.
Como as pessoas estão acessando notícias no Brasil e no mundo? O Reuters Institute responde essa pergunta anualmente com o Digital News Report. E a versão deste ano, que abrange 48 países, já está disponível. O relatório oferece um retrato amplo sobre o acesso e o consumo dessas notícias. Para facilitar, selecionamos alguns dados referentes ao Brasil e algumas comparações interessantes com os números mundiais.
Já ouviu falar da economia grisalha (silver economy, como é conhecida em inglês)? Trata-se dos serviços e produtos destinados a pessoas com mais de 70 anos de idade. A Geração X, dos nascidos entre 1960 e 1980, está perto de alcançar essa marca. Será a primeira geração com razoável domínio do ambiente digital a chegar aos 70 anos.
Você com certeza já deve ter visto exemplos de empresas que apostam, como um diferencial, no posicionamento em defesa de questões sociais ou ambientais. Algumas marcas são construídas sobre valores e posicionamentos fortes. Estão voltadas para clientes leais que se identificam com esses valores. E elas se destacam no mercado por esse posicionamento, revertendo em vendas. Mas para a maioria das marcas esse é um território instável e exige, antes de tudo, o conhecimento de seus possíveis clientes.
Um dos exercícios que fazemos antes de qualquer projeto aqui na Link é entender as necessidades de informação de cada cliente. Conceitualmente, parece algo simples de se definir. Especialmente se há um problema claro a resolver com o uso de Inteligência Competitiva e de Mercado (IC&M), como o lançamento de um produto ou a entrada em um novo mercado.