Você presta atenção nos anúncios em outdoors? O outdoor era o patinho feio das campanhas de marketing. Não tem o glamour da televisão ou das mídias sociais. E normalmente o espaço é mal aproveitado. Mas o outdoor pode ter grande impacto se receber uma campanha pensada para esse meio de comunicação. É um meio de comunicação que exige criatividade, simplicidade e clareza no design, textos enxutos e imagens impactantes.
Estudo da Kantar IBOPE Media em 2023 concluiu que a mídia externa é o segundo meio mais consumido no Brasil, chegando a atingir 89% da população. O outdoor passou a ser uma boa opção para o marketing. Mas o que aconteceu para que a mídia externa deixasse de ser o patinho feio?
O que mudou?
Depois do boom do marketing digital o mercado está se voltando para o marketing multicanal, buscando diferentes meios para chegar à audiência.
Após a pandemia a mudança de hábito da população, com o aumento da procura por atividades externas, gerou oportunidade para as marcas exporem seus produtos e serviços em outdoor
As novas tecnologias, principalmente com os displays digitais, trouxeram novas possibilidades para explorar esse meio de comunicação. As que mais chamam a atenção são as campanhas que utilizam holografia ou realidade aumentada. Outros recursos, não tão perceptíveis para o consumidor, mas importantes para os anunciantes, são a possibilidade de personalizar campanhas, conectar aos dispositivos móveis dos consumidores e segmentar por localização, por exemplo.
Os avanços são tantos que o velho outdoor ganhou até nova nomenclatura, trazida do inglês, que incluem os novos modelos digitais. Agora é conhecido como OOH (Out Of Home), ou ainda Mídia OOH (Mídia Out Of Home) ou DOOH (Digital Out of Home). Mesmo de nome e cara nova há regras básicas para a propaganda em outdoor que não mudam, mas que continuam sendo ignoradas por muitos anunciantes.
Como fazer um bom outdoor?
Quem nunca viu um outdoor e ficou perplexo tentando ler uma enorme quantidade de informações?
Em um outdoor é preciso encontrar o equilíbrio entre o mínimo de informação necessária e a quantidade de informação adequada para o espaço.
Outros fatores básicos que podem comprometer a legibilidade são a tipografia, o tamanho da fonte, o contraste entre as cores utilizadas, a quantidade e disposição de elementos gráficos. É um meio de comunicação em que a mensagem não pode ser complexa. Deve ser entendida em poucos segundos.
Por outro lado, o outdoor é perfeito para atrair a atenção, seja por meio do humor, da surpresa, da curiosidade, ou somente para transmitir uma primeira informação.
A pesquisa da Kantar IBOPE Media em 2023 também constatou que entre as pessoas que viram anúncios em displays digitais, 40% buscaram informações sobre a marca, 37% passaram a seguir a empresa nas redes sociais, 31% escanearam um QR Code e 68% compraram um produto ou serviço anunciado.
Devido a suas características o outdoor não é o espaço para divulgar múltiplos produtos ou serviços. Por isso também é ideal para apresentar ou reforçar uma marca. Grandes empresas têm usado para fortalecer a marca com campanhas que chamam atenção, tem impacto e diferenciação.
A campanha da British Airways é um exemplo conhecido. Foi uma das vencedoras em Cannes no ano passado. A campanha utiliza imagens externas do avião em que aparece o passageiro olhando pela janela. O único texto é parte do logotipo. Algumas marcas já conhecidas do público têm usado essa estratégia minimalista de usar pouca informação no OOH, muitas vezes sem usar o logotipo. São campanhas que aproveitam o potencial do OOH.
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Em quais mídias sociais as empresas estão investindo e esperam mais retorno?