Muitos gestores erram ao enxergar os mercados como cenários fixos. E só percebem a mudança quando ela bate à sua porta, desestabilizando a empresa.
Quantas vezes já ouvimos de gestores que seus produtos são únicos? Novos concorrentes, novos produtos, novas regras, novos hábitos. São inúmeras as possibilidades de mudanças.
Por isso, gestores investem em monitoramento de tendências. Conheça os cinco tipos mais comuns de monitoramento usando a inteligência competitiva e de mercado:
👉 Tendências de mercado
Estar atento ao que é tendência em seu mercado permite antecipar ajustes em sua estratégia e sair na frente da concorrência. Além de consumidores e concorrentes, esse modelo de monitoramento engloba outras forças que atuam sobre o mercado.
👉 Tendências tecnológicas
Seus concorrentes estão investindo em inovação. Você sabe como? O monitoramento de tendências tecnológicas envolve pesquisa de avaliação de estado da arte e busca de patentes.
👉 Sinais fracos
O monitoramento constante permite identificar sinais fracos de mudança no mercado, antes que virem tendência. Essas informações dão à empresa a oportunidade de se adequar a mudanças que ainda nem foram identificadas pela concorrência.
👉 Consumidores
Entender o que o consumidor espera do seu produto e o que o atrai na concorrência, bem como perceber como suas necessidades se modificam é essencial para manter uma estratégia atualizada.
👉 Concorrência
Acompanhar os movimentos da concorrência deve ser uma preocupação constante de qualquer negócio. Além de fornecer informações que podem incrementar as operações do seu negócio, o monitoramento também permite antecipar-se às ações da concorrência.

QUEM CONSOME
INTELIGÊNCIA?
Será que quem usa os produtos de Inteligência Competitiva e de Mercado (IC&M) ainda é a alta gestão?

