Como marcas conhecidas deixam de ser relevantes?

Não é fácil para as empresas sobreviverem em uma época com tantas mudanças do mercado e que acontecem tão rapidamente. Ultimamente o destaque tem sido para duas gigantes – Disney e Tupperware – que enfrentam dificuldades para se adaptar às mudanças nos hábitos de consumo. Ambas não estão conseguindo cativar o público mais jovem. A grande diferença entre as duas é que a Disney está buscando alternativas em seu modelo de negócio, enquanto a Tupperware demorou muito para se modernizar.

A Disney sempre cativou as crianças, porém, essa fatia do público está mudando os hábitos de consumo. Os longas de animação estão sendo substituídos pelos curtas na preferência dos consumidores de 0 a 17 anos.

Dados de 2024 da Emarketer mostram que os usuários entre 0 e 11 anos estão preferindo o YouTube e a Netflix, com a Disney aparecendo em terceiro. Já os usuários com idade entre 12 e 17 deram preferência ao YouTube, seguido pelo TikTok e Netflix, com a Disney em quarto lugar.

O streaming da Disney tem enfrentado prejuízo constante. Os primeiros sinais de lucro vieram com os acordos para o Disney+, que inclui a ESPN. O fato de um streaming de esportes ser o grande responsável pelo lucro da Disney mostra como o modelo de negócio está ameaçado.

O resultado positivo da Disney+ e o sucesso de Divertidamente 2 deram um respiro para a companhia, mas os parques também não estão em um bom momento e a empresa espera prejuízo para os próximos meses. Mesmo assim, recentemente anunciou um investimento US$ 60 bilhões nos parques temáticos e cruzeiros nos próximos anos 10 anos.

Tupperware não consegue manter valor da marca

A situação da Tupperware é ainda mais crítica. A marca ainda é sinônimo de potes para alimentos, mas não conseguiu manter sua relevância no mercado. A empresa entrou com um pedido de falência na tentativa de reestruturar as dívidas e se manter em funcionamento.

Vários fatores contribuíram para esse cenário. Entre eles estão a preocupação com o plástico no meio ambiente, a dificuldade da marca em manter um diferencial dos competidores e principalmente a forma de venda direta. Fundada em 1946 a empresa alcançou sucesso com as festas Tupperware, promovidas pelas vendedoras em suas casas para apresentar os produtos a possíveis consumidoras.

A empresa insistiu no modelo de vendas, que não resistiu às mudanças no consumo. A pandemia acelerou a evolução do cenário e quando a empresa decidiu se atualizar já era tarde demais. Nos Estados Unidos, somente em 2022 a Target começou a vender Tupperware em suas lojas. Apesar de os produtos estarem disponíveis na internet e em lojas físicas, ainda é de forma tímida. A questão é se a empresa terá uma sobrevida para aperfeiçoar seus pontos de venda física e digital. Ou se a marca sobreviverá à falência da empresa.

Disney e Tupperware são exemplos claros de que qualquer negócio deve estar atento às mudanças rápidas do mercado. Mesmo uma marca conhecida, com anos de existência, não pode esperar lucro baseado em seu sucesso anterior. Deve estar constantemente atualizando sua relação com o consumidor. Para isso é essencial estudar o mercado e os consumidores, especialmente tendências, permitindo antecipar as adaptações necessárias.

Como uma marca antiga conquista o público jovem

A recente popularidade do boné da Ralph Lauren é um case interessante para pensarmos sobre a necessidade de atualização das marcas para atender diferentes gerações.

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