Treinamento voltado ao relacionamento com os jornalistas e posicionamento nas mídias sociais

18

abr

Quando as opiniões particulares de colaboradores se confundem com opiniões da empresa

O debate em torno de uma publicação no Twitter do apresentador da BBC, Gary Lineker, serve como alerta para uma questão que ganhou novas dimensões com a explosão das mídias sociais: opiniões privadas que se tornam públicas. Lineker se posicionou no Twitter em relação à proposta de política imigratória do Reino Unido. O tweet gerou enorme pressão […]

Aproxime-se de seu público. Adote um tom mais informal e melhore a comunicação

Historicamente a comunicação de empresas e órgãos governamentais com a sociedade seguia parâmetros que enfatizavam a seriedade. Respostas às indagações dos diferentes públicos eram revestidas de formalidade. E comumente essa regra era seguida pela comunicação organizacional, em especial a governamental, mas também a do mercado corporativo. Não à toa o termo comunicação oficial ficou associado a textos[…]

Inteligência Competitiva: dando os primeiros passos

A primeira etapa do processo de Inteligência Competitiva (IC) é descobrir o que a empresa precisa saber. Para isso, desenvolve-se um diagrama chamado, na metodologia adotada pela Link Estratégia, de Necessidades de Inteligência. Esse diagrama é composto pelas dúvidas que a empresa tem a respeito do seu ambiente de negócios, indo desde tecnologias e tendências futuras até[…]

Inteligência Competitiva in-house ou outsourcing?

Ao decidir incorporar Inteligência Competitiva ao processo de decisão, uma empresa se defronta com dois caminhos e suas consequentes ramificações. A primeira encruzilhada é definir se contrata uma empresa de Inteligência para suprir suas necessidades de informação ou conduz esse processo internamente. E, caso opte por criar uma função interna de Inteligência Competitiva, ainda é necessário definir[…]

Peças de quebra cabeça espalhadas

09

mar

O que é Inteligência Competitiva e de Mercado?

Mas afinal, o que é Inteligência Competitiva e de Mercado (IC&M), que alguns chamam de Inteligência de Mercado e outros de Inteligência Competitiva? Trata-se de um processo de coleta e análise de dados e percepções de mercado que gera informações relevantes para serem utilizadas na tomada de decisão estratégica de uma empresa ou instituição. Não raro, um[…]