Como conectar-se com o público é uma das grandes questões atuais no jornalismo e no marketing. O jornalismo busca redefinir essa conexão em uma realidade completamente diferente da que sustentou a indústria da comunicação por anos. O marketing também se adapta às novas tecnologias. Para isso busca conhecer melhor seu possível cliente e estabelecer estratégias para atraí-lo, […]
O debate em torno de uma publicação no Twitter do apresentador da BBC, Gary Lineker, serve como alerta para uma questão que ganhou novas dimensões com a explosão das mídias sociais: opiniões privadas que se tornam públicas. Lineker se posicionou no Twitter em relação à proposta de política imigratória do Reino Unido. O tweet gerou enorme pressão[…]
Aqui na Link, acreditamos que uma boa dose de conhecimento geral é o que faz um bom analista. Portanto, eventualmente vamos trazer dicas de leitura nesse blog. Em fevereiro deste ano, a Intrínseca lançou a tradução brasileira de A Jornada da Humanidade, do economista israelense-americano Oded Galor. Disponível desde março de 2022 em inglês, o livro busca[…]
Historicamente a comunicação de empresas e órgãos governamentais com a sociedade seguia parâmetros que enfatizavam a seriedade. Respostas às indagações dos diferentes públicos eram revestidas de formalidade. E comumente essa regra era seguida pela comunicação organizacional, em especial a governamental, mas também a do mercado corporativo. Não à toa o termo comunicação oficial ficou associado a textos[…]
A primeira etapa do processo de Inteligência Competitiva (IC) é descobrir o que a empresa precisa saber. Para isso, desenvolve-se um diagrama chamado, na metodologia adotada pela Link Estratégia, de Necessidades de Inteligência. Esse diagrama é composto pelas dúvidas que a empresa tem a respeito do seu ambiente de negócios, indo desde tecnologias e tendências futuras até[…]
Ao decidir incorporar Inteligência Competitiva ao processo de decisão, uma empresa se defronta com dois caminhos e suas consequentes ramificações. A primeira encruzilhada é definir se contrata uma empresa de Inteligência para suprir suas necessidades de informação ou conduz esse processo internamente. E, caso opte por criar uma função interna de Inteligência Competitiva, ainda é necessário definir[…]