A primeira dica para fazer um relatório de Inteligência Competitiva é focar nas informações que o leitor precisa saber. Muitas empresas – e profissionais – partem da premissa que o relatório tem que apresentar todas as informações obtidas. Por vezes, isso só atrapalha a compreensão do que realmente interessa. Aqui na Link, nós partimos sempre das necessidades […]
Há alguns anos encontrei na caixa de correio da Link um cartão de um místico que dizia prever o futuro usando bola de cristal. Guardei por um bom tempo esse pedaço de papel e sempre mostrava aos clientes que sentassem comigo e perguntassem algo como quanto vai estar o dólar no fim do ano ou quem vai[…]
Como conectar-se com o público é uma das grandes questões atuais no jornalismo e no marketing. O jornalismo busca redefinir essa conexão em uma realidade completamente diferente da que sustentou a indústria da comunicação por anos. O marketing também se adapta às novas tecnologias. Para isso busca conhecer melhor seu possível cliente e estabelecer estratégias para atraí-lo,[…]
O debate em torno de uma publicação no Twitter do apresentador da BBC, Gary Lineker, serve como alerta para uma questão que ganhou novas dimensões com a explosão das mídias sociais: opiniões privadas que se tornam públicas. Lineker se posicionou no Twitter em relação à proposta de política imigratória do Reino Unido. O tweet gerou enorme pressão[…]
Aqui na Link, acreditamos que uma boa dose de conhecimento geral é o que faz um bom analista. Portanto, eventualmente vamos trazer dicas de leitura nesse blog. Em fevereiro deste ano, a Intrínseca lançou a tradução brasileira de A Jornada da Humanidade, do economista israelense-americano Oded Galor. Disponível desde março de 2022 em inglês, o livro busca[…]
Historicamente a comunicação de empresas e órgãos governamentais com a sociedade seguia parâmetros que enfatizavam a seriedade. Respostas às indagações dos diferentes públicos eram revestidas de formalidade. E comumente essa regra era seguida pela comunicação organizacional, em especial a governamental, mas também a do mercado corporativo. Não à toa o termo comunicação oficial ficou associado a textos[…]