Em grandes empresas ou pequenos negócios as decisões de marketing e comunicação seguem alguns princípios básicos. Na semana passada conversei casualmente com um gestor de um pequeno negócio do meu bairro sobre a colocação de uma mangueira decorativa para o Natal. Apesar de ser uma decisão simples, é perfeita para lembrar dicas básicas sobre quaisquer decisões em marketing e comunicação.
Um planejamento estratégico bem-sucedido não pode ser apoiado exclusivamente nas informações internas da empresa e nos insights da equipe. É preciso ir além, usando informações de Inteligência Competitiva e de Mercado (IC&M) para garantir que o resultado, o plano de ação, contemple o ambiente competitivo em que a empresa está inserida. Sem conhecer o ambiente externo, qualquer planejamento fica incompleto e arrisca o futuro da empresa.
Você já teve a oportunidade de assistir à série Silo, da Apple? Apesar de histórias pós-apocalípticas não serem uma novidade, o argumento é criativo e o mistério te envolve na história. A série é baseada nos livros de Hugh Howey, que alcançou o sucesso como escritor independente. Ele é um ótimo exemplo de como o mercado editorial foi revolucionado nos últimos anos.
Um fabricante brasileiro de acessórios automotivos buscou a ajuda da Link Estratégia para analisar quatro geografias da América Latina em um estudo exploratório de mercado usando metodologias de Inteligência Competitiva e de Mercado (IC&M). O resultado foi a diversificação de receitas da empresa, com a exportação contribuindo com 15% já nos primeiros anos.
A Manifesto Growth Architects publicou relatório sobre a estruturação de programas de fidelidade às marcas. O relatório é fruto de uma pesquisa com consumidores, análise de programas de fidelidade e conversas com especialistas no assunto. Como resultado eles oferecem um guia com boas dicas para a estruturação de programas de fidelidade. O destaque é a definição de programas a partir da divisão dos clientes em três grupos, de acordo com o nível de engajamento.
Um desafio comum a todo pesquisador de fontes primárias é encontrar as fontes certas e convencê-las a falar. Há algumas técnicas e processos que ajudam a obter bons resultados nesse trabalho, que é essencial para a qualidade das informações e das entregas de Inteligência Competitiva e de Mercado (IC&M).