Técnicas e armadilhas na análise de Inteligência
O que efetivamente transforma uma informação ou um dado em Inteligência de Mercado é a análise. Para evitar as armadilhas que podem ocorrer no processo, o profissional dedicado a essa função deve receber o treinamento adequado. Na Link, usamos métodos para evitar essa contaminação que ocorre basicamente quando:
- O analista traz para o produto de Inteligência Competitiva suas próprias teses e expectativas;
- O analista incorpora falácias e falsas relações de causa e consequência na análise.
Repassamos essas técnicas e conhecimento para nossos clientes por meio dos cursos in company. O programa de capacitação em análise tem os seguintes itens:
Fundamentos da análise
O que é análise, a importância do foco na tomada de decisão, a força das correlações entre informações diversas, o olhar de cima e de fora.
O essencial da análise
Técnicas essenciais de análise do mercado, como Forças de Porter, SWOT, PEST, análise de drivers e fatores críticos de sucesso.
Técnicas avançadas
Como ACH, Role Playing, Alto Impacto/Baixa Probabilidade, Matriz de Impacto Cruzado, Simulação de Sistemas.
Armadilhas de análise
Como evitar conclusões imprecisas ao identificar falácias e vieses que podem turvar a imparcialidade do analista e prejudicar a análise.
Precisa de Inteligência ou Comunicação para seu negócio?
Capacite sua equipe e amplie as ações de Inteligência e Comunicação
Não importa o nível de conhecimento de sua equipe. Os cursos da Link atendem do básico ao avançado, de acordo com suas necessidades.
Conheça nossas outras soluções
Cada problema merece uma estratégia diferente. Veja abaixo outros serviços oferecidos pela Link ou entre em contato. Conte-nos sobre sua demanda e juntos chegaremos a uma solução.