bases de dados

Conheça nossas bases de dados preferidas

Aqui na Link, nos últimos meses estamos imersos em tabelas. Estamos atendendo dois clientes com projetos que exigem extensa pesquisa em bases de dados.

Bases de dados são ferramentas importantes na Inteligência Competitiva e de Mercado.  A escolha da base de dados depende da informação que você precisa.

Em um dos projetos utilizamos o BuiltWith, que já conhecíamos mas ainda não tínhamos tido a oportunidade de usar num projeto. A outra base de dados utilizada foi o ImportGenius, que já usamos em diversos projetos.

Sempre é interessante conhecer novas bases de dados, mas com a experiência você começa a ter suas preferidas, aquelas que você sabe que fornecerão os dados necessários com confiabilidade.

Vamos dividir essa experiência com você contando quais são nossas bases de dados preferidas e que devem ser o início de um bom estudo de Inteligência.

BuiltWith – Parser que identifica tecnologias usadas em um site. Serve, por exemplo, para identificar clientes de algumas empresas de tecnologia (hosting, e-commerce, meio de pagamento, anúncios, CRM etc.). | builtwith.com

ImportGenius – Base de dados de conhecimentos de embarque. Dá detalhes das importações e exportações de uma empresa ou setor. Tem dados de diversos países, alguns com mais detalhes que outros. | importgenius.com

Featured Customers – Agregador de listas de clientes, reviews e depoimentos. Também serve para identificar clientes de empresas, mas pode ser usado para gerar listas de leads. | featuredcustomers.com

ProPublica Non-Profit Explorer – Projeto da ProPublica que coleta dados dos formulários 990 (prestação de contas compulsórias para ONGs dos EUA). Ajuda muito quando se está analisando mercados com forte presença governamental (saúde, defesa, segurança). | projects.propublica.org/nonprofits/

Plataforma Nacional de Transparencia de México – Dados governamentais do México, com informações de diversos segmentos, estatísticas etc. | plataformadetransparencia.org.mx

Dados Abertos do governo brasileiro – Agregador de dados abertos das diversas esferas governamentais. Há muita variação entre os dados, mas boa parte pode ser importada e usada em apps como PowerBI, Tableau etc. | dados.gov.br

DocuBiz – Interessante para obter informações de empresas francesas (ou filiais instaladas na França). Agrega dados do governo e de outras fontes de informação daquele país. | docubiz.fr

Companies House – Informações públicas de empresas e instituições do Reino Unido. Interessante para estudar players que tenham operação naquele país, já que o governo exige que muitos deles divulguem informações de troca de diretores, valores pagos em salários de executivos etc. | gov.uk/government/organisations/companies-house

Não é preciso
gastar uma fortuna para antecipar movimentos do mercado

Related Posts

23

out
Audiência, Branding, Comunicação, Comunicação organizacional, Consumidor, Marketing

Como marcas conhecidas deixam de ser relevantes?

Não é fácil para as empresas sobreviverem em uma época com tantas mudanças do mercado e que acontecem tão rapidamente. Ultimamente o destaque tem sido para duas gigantes – Disney e Tupperware – que enfrentam dificuldades para se adaptar às mudanças nos hábitos de consumo. Ambas não estão conseguindo cativar o público mais jovem. A grande diferença entre as duas é que a Disney está buscando alternativas em seu modelo de negócio, enquanto a Tupperware demorou muito para se modernizar.

30

ago
Inteligência Competitiva e de Mercado, Técnicas de inteligência, Tendências, Todos os temas

Olhe para o futuro usando painéis multidisciplinares

Já parou para pensar como determinadas tendências globais vão afetar seu negócio? Esse não é um exercício comum entre as empresas e seus líderes. A concentração no entorno mais imediato e palpável da empresa por vezes faz com que sejamos pegos desprevenidos. E não é o caso de tendências óbvias, como inflação global ou desvalorização do real.[…]