Dica de leitura: A Jornada da Humanidade, de Oded Galor

Aqui na Link, acreditamos que uma boa dose de conhecimento geral é o que faz um bom analista. Portanto, eventualmente vamos trazer dicas de leitura nesse blog.

Em fevereiro deste ano, a Intrínseca lançou a tradução brasileira de A Jornada da Humanidade, do economista israelense-americano Oded Galor. Disponível desde março de 2022 em inglês, o livro busca explicar para um público mais abrangente as bases da teoria unificada do crescimento econômico, da qual ele é o principal expoente.

Capa do livro A Jornada da Humanidade - Oded Galor

Bem mais acessível que Unified Growth Theory, o livro com a tese original de Galor, A Jornada da Humanidade se destaca ao delinear razões e expor teorias de porque algumas regiões do mundo prosperaram mais rápido que outras. As teorias de Galor são bem embasadas, com muitos exemplos que me levaram a querer buscar mais informações sobre os temas.

As referências bibliográficas são bem detalhadas, o que permite esse aprofundamento. Pelo menos na edição em inglês para Kindle, que foi a que eu li. O conteúdo é didático, mas sem exagerar nas simplificações. Uma leitura prazerosa e informativa.

Segue um resumo do livro em tópicos que eu pedi ao ChatGPT integrado ao Edge/Bing criar:

  • A Jornada da Humanidade é um livro do economista israelense-americano Oded Galor que explora a interação entre a evolução humana e o desenvolvimento econômico.
  • O livro apresenta a teoria unificada do crescimento, que busca desvendar as forças fundamentais que determinaram a evolução das sociedades humanas desde o aparecimento do homo sapiens.
  • O livro analisa o impacto de fatores como a fecundidade, a inovação, a diversidade, a educação, a igualdade de gênero e a coesão social na prosperidade e na sobrevivência da humanidade.
  • O livro é otimista sobre o futuro da humanidade e oferece lições e recomendações para enfrentar os desafios atuais como a desigualdade e a crise ambiental.

Ainda que o ChatGPT tenha pinçado esse último tópico, as tais “lições e recomendações” ocupam pouco do livro. Não leia esperando encontrar respostas para o futuro, mas sim boas explicações sobre como o passado se tornou o presente. Afinal, um bom analista usa justamente esses diagnósticos para vislumbrar tendências para o futuro.

Related Posts

23

out
Audiência, Branding, Comunicação, Comunicação organizacional, Consumidor, Marketing

Como marcas conhecidas deixam de ser relevantes?

Não é fácil para as empresas sobreviverem em uma época com tantas mudanças do mercado e que acontecem tão rapidamente. Ultimamente o destaque tem sido para duas gigantes – Disney e Tupperware – que enfrentam dificuldades para se adaptar às mudanças nos hábitos de consumo. Ambas não estão conseguindo cativar o público mais jovem. A grande diferença entre as duas é que a Disney está buscando alternativas em seu modelo de negócio, enquanto a Tupperware demorou muito para se modernizar.

bases de dados

19

set
Inteligência Competitiva e de Mercado, Inteligência descomplicada, Todos os temas

Conheça nossas bases de dados preferidas

Aqui na Link, nos últimos meses estamos imersos em tabelas. Estamos atendendo dois clientes com projetos que exigem extensa pesquisa em bases de dados. Sempre é interessante conhecer novas bases de dados, mas com a experiência você começa a ter suas preferidas, aquelas que você sabe que fornecerão os dados necessários com confiabilidade. Vamos dividir essa experiência com você contando quais são nossas bases preferidas e que devem ser o início de um bom estudo de inteligência.