A primeira etapa do processo de Inteligência Competitiva (IC) é descobrir o que a empresa precisa saber. Para isso, desenvolve-se um diagrama chamado, na metodologia adotada pela Link Estratégia, de Necessidades de Inteligência.
Esse diagrama é composto pelas dúvidas que a empresa tem a respeito do seu ambiente de negócios, indo desde tecnologias e tendências futuras até o comportamento atual dos clientes e concorrentes. Nada que seja relevante para o futuro do negócio pode ficar de fora.
Ouvindo os decisores
Para criar esse mapa das necessidades informacionais da empresa, a equipe da Link realiza um seminário com os principais decisores – as pessoas que consumirão internamente as análises e relatórios de Inteligência. Normalmente, eventos assim tomam um dia inteiro, ou no caso de setores mais complexos, até mais de um dia de trabalho. Em grupos, os tomadores de decisão vão indicar, sob a orientação dos analistas da Link, que assuntos são relevantes para a empresa e que dúvidas existem a respeito de cada um.
Esse processo é baseado no método de identificação de necessidades de Inteligência criado por Jan Herring. Em seu artigo (em inglês), Herring chamou esses temas de Key Intelligence Topics (KITs).
Passado o evento, os analistas organizam o diagrama e associam a cada tópico e questão levantada pelo grupo decisor as principais fontes de informação, sugestões de técnicas de análise e tipos de produtos que atenderão as demandas informacionais da empresa.
O resultado é um conjunto de planilhas e diagramas que são entregues à área de Inteligência da empresa, para que possa qualificar seus produtos e atender de maneira mais eficaz e eficiente as necessidades de informação dos tomadores de decisão.
Método ajuda na organização da área de Inteligência
Esse tipo de consultoria serve para ajustar os processos e atividades de uma função de Inteligência já existente ou ainda para dar os primeiros passos na criação de um departamento ou núcleo de IC interno.
Em alguns casos, o diagrama é aplicado na contratação de serviços de outsourcing de Inteligência e monitoramento de mercado, serviços que a Link também realiza.
Quando atua no suporte a criação de departamento, núcleo ou equipe de IC, a Link foca na obtenção de resultados. Usando metodologia comprovada e testada – ainda que flexível e adaptável às necessidades da empresa cliente – o processo de implantação é mais rápido, a escolha de ferramentas, métodos de coleta e técnicas de análise, mais transparente.
Usualmente, este modelo de consultoria começa com diagnóstico e diálogo com os envolvidos na demanda por Inteligência. A partir daí, avança para a identificação das necessidades de inteligência, definição de processos para coleta e monitoramento de informação, seleção de ferramentas computacionais e técnicas de análise, orientação na elaboração de produtos de Inteligência e sua disseminação e, por fim, orientação na análise e acompanhamento dos resultados.