Ainda não tem plano de gestão de crise? Comece com estas 7 dicas

7 dicas para gestão de crise com pouco orçamento

Há anos me dedicando à comunicação organizacional já ajudei organizações a superarem pequenas e grandes crises. Minha experiência me permitiu observar os padrões nas atitudes de gestores perante uma crise. É impressionante como os erros se repetem.

A possibilidade de uma crise é assustadora para qualquer organização. Mas a grande maioria dos gestores fica somente na torcida para que nada aconteça. Não há como separar quem você é, o seu temperamento, a sua personalidade, do seu perfil como gestor. Então temos o gestor que entende que falar do assunto pode trazer azar “melhor não mexer com isso”. Tem o preocupado com o que as pessoas vão pensar “se eles estão se preparando é porque tem alguma coisa errada”. Há, ainda, o excessivamente otimista: “isso não vai ser um problema. Está tudo certo”. E tem ainda o que simplesmente prioriza outros projetos porque “afinal, qual é a possibilidade de termos uma crise?”. A verdade é que qualquer gestor que não é adepto do planejamento não verá a crise até ser atingido por ela.

Pensando nisso destaquei sete dicas para quem ainda não tem um plano de gestão de crise. São ações com pouco investimento e que podem fazer a diferença para evitar ou amenizar uma crise. Erros na comunicação, que podem ser evitados sem grandes custos. Com essas dicas os gestores podem avaliar se seus negócios estão preparados para enfrentar uma crise.

7 ações com pouco investimento e que podem evitar ou amenizar uma crise

É bom deixar claro que essas dicas são para o gestor que não tem condições de fazer o investimento em um plano de gerenciamento de crise. Nada substitui o planejamento e a construção de um plano que defina os papeis e as ações para evitar ou responder a uma crise. É um trabalho detalhista, mas que não exige um grande investimento. Exige sim, tempo de planejamento e um acompanhamento constante dos canais de comunicação abertos para a prevenção de crises. Mesmo que o gestor se limite a implementar as sete dicas desse artigo, provavelmente o maior desafio é a necessidade de uma mudança de cultura que incentive a circulação de informação.

Como a Link trabalha com o gerenciamento de crise

Related Posts

bases de dados

19

set
Inteligência Competitiva e de Mercado, Inteligência descomplicada, Todos os temas

Conheça nossas bases de dados preferidas

Aqui na Link, nos últimos meses estamos imersos em tabelas. Estamos atendendo dois clientes com projetos que exigem extensa pesquisa em bases de dados. Sempre é interessante conhecer novas bases de dados, mas com a experiência você começa a ter suas preferidas, aquelas que você sabe que fornecerão os dados necessários com confiabilidade. Vamos dividir essa experiência com você contando quais são nossas bases preferidas e que devem ser o início de um bom estudo de inteligência.

30

ago
Inteligência Competitiva e de Mercado, Técnicas de inteligência, Tendências, Todos os temas

Olhe para o futuro usando painéis multidisciplinares

Já parou para pensar como determinadas tendências globais vão afetar seu negócio? Esse não é um exercício comum entre as empresas e seus líderes. A concentração no entorno mais imediato e palpável da empresa por vezes faz com que sejamos pegos desprevenidos. E não é o caso de tendências óbvias, como inflação global ou desvalorização do real.[…]